Robô de três braços e ‘sabres de luz’ conduz orquestra: veja o vídeo

Um robô de três braços, treinado para imitar um maestro de orquestra humano, fez a sua estreia na cidade alemã de Dresden, ao conduzir músicas compostas especialmente para completar as capacidades do robô.

De acordo com a publicação ‘Techxplore’, o robô, composto por três estruturas separadas – semelhantes a braços e carregam bastões a fazer lembrar os sabres da luz na saga ‘Star Wars’ -, conduziu os músicos da orquestra Dresdner Sinfoniker em duas apresentações no passado fim de semana.

O robô foi treinado para reconhecer o tempo da batida e indicar a dinâmica, com os diferentes braços capazes de se mover independentemente um do outro, uma habilidade que se destacou na execução de ‘Semiconductor’s Masterpiece’, uma obra do compositor e pianista Andreas Gundlach.

O robô conseguiu usar os seus três braços para guiar as três secções da orquestra separadamente, de uma forma que não seria possível com um único maestro humano.

Andreas Gundlach salientou que a ideia do robô foi inspirada por cientistas da Universidade Técnica de Dresden que desenvolvem ‘cobots’ — “robôs colaborativos, que não foram feitos para substituir seres humanos, mas para trabalhar com eles”. Foram necessários dois anos para desenvolver e treinar o robô condutor em colaboração com a universidade.

Gundlach salientou que o processo de ensinar ao robô os movimentos necessários para a condução “deixou claro para mim, de uma forma totalmente nova, que criação maravilhosa é o ser humano”, referindo que foi necessário um trabalho paciente para ensinar à máquina “movimentos estéticos dos braços que pudessem ser bem captados pela orquestra “.

Pode ver o vídeo aqui.

Ler Mais



Comentários
Loading...