Rival indiano da Tesla vai entrar na Europa já em 2022
A fabricante vietnamita VinFast já deu a conhecer a sua estratégia de expansão na Europa, tendo planeada a sua entrada nos mercados alemão, francês e holandês no próximo ano.
Contudo, a unidade do conglomerado Vingroup JSC poderá estar a ponderar a expansão para outros países do bloco europeu em 2023, segundo a ‘Reuters’.
Apelidada “resposta do Vietname à Tesla”, a empresa vai estrear na Europa, já no próximo ano, dois modelos de SUVs elétricos a bateria: VF e35 de médio porte e VF e36 de sete lugares, ambos projetados pela Pininfarina, de Itália. Os dois modelos serão lançados no Vietname, América do Norte e Europa em meados de 2022.
O vice-presidente de vendas B2B da VinFast, Emiel Hendriksen, revelou hoje que a empresa está de olhos postos em Itália, Escandinávia, Suíça e Áustria, naquele que será um segundo passo na sua estratégia europeia. “Estamos a considerar esses países para 2023”, desvendou o dirigente durante uma apresentação na sede da Pininfarina, em Torino.
Em 2020, a empresa comercializou aproximadamente 30.000 veículos no mercado interno, apontando para 2022 a meta de venda de 15.000 EV; contudo, não foram dados a conhecer previsões referentes ao mercado europeu.
No início de 2021, fontes próximas do processo revelaram que a Vingroup JSC estava a considerar avançar com uma oferta pública inicial (IPO) nos EUA da sua unidade de automóveis, que poderia avaliar o VinFast em cerca de 51,09 mil milhões de euros (60 mil milhões de dólares).
De acordo com Bich Tran, CEO da VinFast Europe, qualquer decisão de IPO caberia à sede da empresa no Vietname.
“Os nossos planos europeus são independentes de qualquer IPO”, esclareceu o executivo.