“É essencial ter equipas motivadas e comprometidas”: José Pedro Barbosa, National Director Architectural PPG Dyrup

O sector da construção encontra- -se em profunda actividade com o desafio que se tem agravado com a reduzida disponibilidade de mão-de-obra. Acresce a este desafio, a pressão contínua nos preços das matérias-primas, que tem consequências nos preços finais. «Prevendo que continuaremos a trabalhar em situação de contingência, é imprescindível mais do que nunca, aplicarmos no negócio variáveis de gestão para que consigamos acrescentar valor e responder rapidamente às mudanças constantes que o mercado apresenta», refere José Pedro Barbosa, National Director Architectural  PPG Dyrup. 
Num mundo imprevisível como este em que vivemos, quais as características essenciais para um gestor liderar com sucesso? «Creio que é fundamental contarmos com uma equipa de liderança forte, de alta performance, multidisciplinar, atenta a todas as alterações do mercado e oportunidades de eficiência. Neste momento, parece-me que prosperar neste contexto, só será possível com equipas motivadas e totalmente comprometidas com a empresa e com o negócio. Essa é sem dúvida uma preocupação. Temos estado cada vez mais unidos e a trabalhar em conjunto, cada um contribuindo activamente com o seu expertise para inovar, constantemente, num mercado muito competitivo em preço, mas onde a inovação pertinente e creditada faz a diferença. Acredito que este será o foco que nos guiará nos próximos tempos, com a melhor fórmula para alcançarmos os melhores resultados no sector», sublinha.  

Sobre as perspectiva para Portugal em termos macroeconómicos, José Pedro Barbosa considera que este será mais um ano desafiante. «Temas como a inflação, o aumento dos preços, as questões relacionadas com a energia, ambiente e sustentabilidade, continuarão, certamente, na agenda de todas as empresas e sectores, como prioridades que não podemos perder de vista. Se olharmos, em particular, para o sector da construção, acreditamos que, embora tendo que lidar com os desafios já referidos, como a escassez de mão-de-obra ou a pressão dos preços das matérias-primas, há espaço para continuar a progredir positivamente. Continuaremos com o foco em produtos de elevada performance, respondendo às necessidades dos especialistas neste segmento – precisão e eficácia – e isso só é possível com o desenvolvimento de produtos de qualidade Dyrup e PPG», conta.
Para José Pedro Barbosa vencerá quem conseguir manter a qualidade através de inovação e diferenciação. «O consumidor é, hoje, mais informado e entende melhor o que é inovação transformadora e sustentável, por isso, continuaremos a apostar em expertise profissional, assente numa clara aposta na sustentabilidade e digitalização de ferramentas inerentes ao negócio.»