Revista científica apoia candidato americano pela primeira vez em 175 anos. E não é Trump
A revista de divulgação científica dos Estados Unidos Scientific American apoia uma candidatura à Casa Branca pela primeira vez em 175 anos. O democrata Joe Biden conta com o apoio da revista, uma vez que Donald Trump “rejeita a ciência” e tem apresentado uma “resposta desonesta e inapta à pandemia”.
“A Scientific American nunca apoiou um candidato presidencial nos seus 175 anos de história. Este ano, somos obrigados a fazê-lo. Não o fazemos de ânimo leve”, lê-se numa publicação no site da revista.
A preferência dada ao candidato democrata Joe Biden deve-se, em grande parte, à “incompetência” do Presidente Donald Trump.
“As provas e a ciência mostram que Donald Trump prejudicou gravemente os Estados Unidos e o seu povo – porque rejeita as provas e a ciência. O exemplo mais devastador é a sua resposta desonesta e inapta à pandemia, que custou a vida a mais de 190.000 americanos até meados de Setembro”, indica a publicação.
Trump “também atacou a proteção ambiental, os cuidados médicos, os investigadores e agências científicas públicas que ajudam este país a preparar-se para os seus maiores desafios”, continua.
Desta forma, pela primeira vez em quase duzentos anos a revista científica apoia uma candidatura à Casa Branca.
“É por isso que lhe pedimos que vote em Joe Biden, que está a oferecer planos baseados em factos para proteger a nossa saúde, a nossa economia e o ambiente. Estas e outras propostas que apresentou podem colocar o país de novo no bom caminho para um futuro mais seguro, mais próspero e mais igualitário”.
A Scientific American, fundada em 1845, é revista mais antiga publicada continuamente nos Estados Unidos. Chega actualmente a mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo através de várias plataformas.
As eleições presidenciais americanas têm data marcada para 3 de Novembro de 2020. “Chegou a hora de afastar Trump e eleger Biden, que tem um historial de seguir os dados e de ser guiado pela ciência”, lê-se no final da publicação.