Reunião do BCE antevê semana “crítica” para o euro, diz Ebury

A atual semana será importante para os mercados europeus, pois a reunião do mês de outubro do Banco Central Europeu (BCE) acontece já esta quinta-feira. Os mercados, os analistas em geral e a Ebury também antecipamos mais uma enorme subida de 75 p.b., mas as comunicações da Presidente Lagarde na conferência de imprensa serão determinantes para o comportamento do mercado.

A empresa prevê assim uma semana “crítica” para a moeda comum. A Presidente do BCE pode ainda “esclarecer melhor o que o banco central prevê que seja a sua taxa de juro diretora. O mercado continua a apostar num valor bem abaixo dos 3%, o que aos nossos olhos é irrealisticamente baixo. À medida que as expectativas avançam para um nível mais razoável, o euro poderá ganhar algum apoio”.

Nos Estados Unidos, será divulgado o principal relatório de inflação PCE na sexta-feira, o indicador de inflação a que a Reserva Federal dos EUA mais atenção presta.

“Todos os olhos estão postos no número central do mês, e embora um nível anualizado de quase 6% seja inaceitavelmente elevado, uma surpresa descendente poderá ter um impacto negativo desproporcionado sobre o dólar americano, dado o consenso e o posicionamento do mercado com vista a um dólar americano cada vez mais forte.”

Em declarações à Executive Digest, David Brito, diretor-geral da Ebury Portugal, explica que “existe, entre os mercados cambiais, o sentimento de que o dólar já subiu o que tinha a subir”, acrescentando que “as expectativas da Reserva Federal subiram para novos recordes, mas o Dólar não beneficiou com isso e acabou por terminar a semana em baixa em relação a todas as outras moedas do G10”.

“As taxas de juro internacionais seguem agora de perto as dos EUA e os mercados estão a chegar à conclusão de que sobrestimaram a possibilidade de existir uma crise energética na Europa, o que dificulta a valorização do Dólar”, acrescenta.

Por fim, David Brito menciona ainda o real brasileiro, “uma vez que foi a moeda mais forte da semana e tem tido um dos melhores desempenhos ao longo do ano”.

Ler Mais





Comentários
Loading...