Do El Corte Inglés à Mango, retalho antecipa o melhor Natal dos últimos cinco anos
Após anos marcados por desafios como a pandemia e a inflação elevada, o setor da distribuição enfrenta um cenário promissor para a campanha de Natal de 2024, que poderá ser a melhor dos últimos cinco anos.
Dados recentes apontam para um aumento no consumo privado e previsões otimistas das empresas, indicando um forte desempenho nesta época festiva, como revela o ‘Cinco Dias’.
De acordo com a KPMG, o período entre novembro e janeiro representa, em média, 27% das vendas anuais no retalho, subindo para 33% nos produtos eletrónicos de consumo, 30% no comércio online e 28% na moda. Yolanda Fernández, economista-chefe da Anged, associação que reúne grandes empresas de distribuição como o El Corte Inglés, Ikea, Carrefour ou Fnac afirma: “As expectativas são favoráveis e esperamos que o ano termine com avanços nas vendas tanto em valor quanto em volume. Em geral, as nossas empresas veem que será uma campanha melhor que a de 2023, e que podemos até voltar aos níveis pré-pandemia”.
O setor da moda, um dos mais relevantes nesta época, prevê resultados positivos, com empresas como a Tendam (dona da Springfield e Cortefiel) e Mango a confirmarem expectativas favoráveis, apontando para um aumento médio de 7,5% nas vendas entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Produtos tecnológicos continuam a ser uma escolha popular para presentes, com 36% dos consumidores a planear adquirir artigos desta categoria. Teresa Moreno, gestora de marca da PC Componentes, atribui o otimismo ao ambiente económico estável, que “gera maior confiança nos consumidores para fazerem as suas compras de Natal”, revela a mesma fonte.