Reservas de ouro do Banco de Portugal valorizam 7,6 mil milhões em 2024

As reservas de ouro do Banco de Portugal registaram uma valorização de 7,6 mil milhões de euros este ano, beneficiando da crescente procura e da valorização do metal precioso nos mercados. Atualmente, as 383 toneladas de ouro, armazenadas num complexo no Carregado e no Banco de Inglaterra, valem mais de 31 mil milhões de euros, atingindo máximos históricos.

Desde janeiro, o ouro aumentou em mais de 30%, revela o ‘Expresso’. Analistas da Goldman Sachs projetavam que a onça atingisse 2700 dólares em 2025, mas essa marca foi alcançada antecipadamente. Assim, uma barra de ouro padrão, de cerca de 400 onças, está avaliada em quase €1 milhão.

A instabilidade global, com tensões no Médio Oriente e a guerra na Ucrânia, continua a influenciar o valor do ouro. Para além disso, a procura por parte dos bancos centrais tem contribuído para esta escalada, com uma média de 310 toneladas compradas por trimestre desde 2022.

Mesmo com uma valorização acentuada, os especialistas acreditam que o ouro ainda tem margem para crescer, visto que as tensões geopolíticas, a incerteza nas eleições americanas e a procura chinesa por este ativo devem manter a valorização até ao final do ano.






Comentários
Loading...