Reserva Federal dos EUA pode subir taxas de juro. O que significa para os mercados?
Termina hoje a reunião de dois dias da FOMC e espera-se que seja anunciada a primeira subida das taxas de juro. Como é que os mercados poderão reagir?
Principais destaques:
- Espera-se que a Reserva Federal Americana (Fed) anuncie o primeiro aumento sobre as taxas de juro hoje;
- Powell irá avançar com políticas monetárias mais restritivas, apesar das incertezas relacionadas com a guerra na Ucrânia;
- A decisão será anunciada às 18h00 e será seguida da habitual conferência de imprensa 30 minutos depois.
A decisão que todos estão à espera
Sem grandes surpresas, espera-se que a Fed anuncie um aumento de 25 pontos base sobre as taxas de juro. Este aumento foi há muito tempo fixado pelos mercados, embora se tenha falado de um aumento de 50 pts base no início.
Quais os pontos que devemos acompanhar neste momento?
O gráfico de pontos mostra as suas expectativas que os membros da FOMC têm sobre as taxas de juro a longo prazo. Em dezembro, este gráfico apontava apenas para dois aumentos sobre as taxas em 2022, mas agora as expectativas apontam para, pelo menos, 6.
Em segundo lugar, a gestão do “balance sheet” é outro ponto que deve ser acompanhado de perto pelos investidores. Apesar de não ser muito provável que Powell anuncie alterações, pelo menos a curto prazo.
No entanto, durante a conferência de imprensa o presidente da Fed poderá ser questionado sobre a possibilidade de a Reserva Federal avançar com quantitative tightening (contrário do quantitative easing).
Mercados que deve acompanhar
US100
O índice tecnológico tem vindo a corrigir em baixa desde que os vendedores conseguiram quebrar abaixo do padrão gráfico – Rising Wedge. Estas quedas estão, em grande parte, associadas à mudança antecipada das políticas monetárias. A condução de políticas mais restritivas lança impactos negativos sobre o desempenho do mercado, no entanto, é importante notar que o mercado está neste momento sobre-vendido a curto prazo, sendo que não se pode excluir a possibilidade de uma recuperação dos Nasdaq-100 se a Fed tiver uma postura menos hawkish.
Ouro
No lado dos metais preciosos, o ouro testou recentemente os máximos de 2020, mas nas últimas sessões o metal precioso tem vindo a recuar. O anúncio de hoje poderá provocar períodos de maior volatilidade no preço do ouro, sobretudo se a Fed adotar uma postura mais hawkish.
EURUSD
O euro continua a desvalorizar contra o dólar americano. As quedas têm-se aprofundado desde o início da guerra no leste da europa. A sessão de hoje também poderá revelar-se bastante volátil. Se Powell tiver uma postura mais hawkish, o dólar americano poderá voltar a subir. No entanto, se o presidente da Fed tiver uma postura mais dovish, o par EUR/USD poderá recuperar.
Por analistas XTB