Repsol fornece combustível de aviação sustentável para os voos da dona da Zara

A Repsol começou a fornecer combustível de aviação sustentável (SAF) à Atlas Air para todos os seus voos com o cliente Inditex, dona de marcas como a Zara ou a Bershka, A partir de novembro, a companhia aérea vai incorporar inicialmente 5% de SAF em todos os seus voos.

Assim, a partir do Aeroporto de Saragoça (Espanha), a Atlas Air torna-se na primeira companhia aérea de carga a utilizar regularmente a SAF nos seus voos de transporte de mercadorias em Espanha, alcançando um novo marco na descarbonização do setor aéreo.

“Com este acordo damos mais um passo em frente na descarbonização da aviação. Demonstramos que o SAF é o futuro, mas também o presente. Com o próximo lançamento da nossa nova fábrica de biocombustíveis avançados em Cartagena, estamos prontos para fornecer ao setor o SAF de que necessita para concretizar as suas ambições de descarbonização”, afirma Óliver Fernández, diretor de Aviação Internacional da Repsol.

Por sua vez,  Michael Steen, CEO da Atlas Air Worldwide, sublinha que “é fundamental que o nosso setor trabalhe em conjunto para promover a adoção e a disponibilidade de SAF, o que, em última análise, terá um impacto positivo na nossa indústria e no ambiente.”

O acordo também pretende promover a produção local de SAF, tanto em termos de capacidade de refinação, como no fornecimento de matérias-primas próximas, com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa do setor da aviação.

Recorde-se que nos próximos meses vai entrar em funcionamento em Cartagena (Múrcia), a primeira fábrica dedicada exclusivamente à produção de biocombustíveis avançados na Península Ibérica e uma das primeiras fábricas do seu género na Europa, resultado de um investimento de 200 milhões de euros, que terá uma capacidade anual de produção de 250.000 toneladas de SAF e diesel renovável.

Ler Mais