Repsol, Cepsa e Iberdrola preparam as suas próprias ‘spin offs’

O grande volume de liquidez movimentado pelos grandes fundos de investimento em todo o mundo está a impulsionar as grandes empresas a fazer as suas próprias divisões, por forma a acelerar o seu crescimento e melhorar sua valorização. Repsol, Cepsa e Iberdrola são os casos mais recentes.

A criação de spin offs com a separação de negócios dentro das empresas já demonstrou que permite uma maior eficiência na gestão empresarial, embora não seja certo que a sua concretização apenas traga mais-valias, explica o ‘elEconomista’.

A petrolífera Repsol encontra-se atualmente à procura de um parceiro para a área de negócio de energias renováveis. A empresa pondera a incorporação de um acionista para então posteriormente apostar num possível IPO que permita a esta área de negócios atingir os objetivos de rentabilidade esperados.

A Cepsa já deu os primeiros passos em direção à venda da sua divisão química, um processo competitivo que vai transformar completamente a petrolífera e para o qual se espera entrar mais de 3500 milhões euros. Atualmente já existem diversos fundos e investidores interessados nesta área de negócio.

A Iberdrola tem em cima da mesa a possibilidade de uma operação de IPO para seu negócio de energia eólica offshore. Avaliada em mais de 25 mil milhões de euros, esta área de negócio está disposta a ir ao mercado para poder financiar o crescimento nos próximos anos.