Rendimentos: Portugal sobe no ranking de países mais desiguais. Pior só Bulgária, Lituânia e Letónia

Portugal viu agravar-se a desigualdade na distribuição de rendimentos em 1,7 pontos percentuais, o que, de acordo com o ‘Jornal de Notícias’, fez o nosso país subir um lugar no ‘ranking’ da União Europeia dos países mais desiguais. É agora o quarto país, e pior só Bulgária, Lituânia e Letónia.

“Uma democracia que esquece cerca de dois milhões de pessoas em pobreza ou exclusão social é uma democracia enfraquecida e que está a falhar aos seus cidadãos”, avisou Maria José Vicente, coordenadora nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), citada pelo jornal diário.

“O rendimento médio equivalente subiu 9,2 pp, mas este crescimento foi desigual. E o rendimento mediano, que é o que vai dar a linha de pobreza, subiu 7,3 pp”, frisou o economista Carlos Farinha Rodrigues, assinalando crescimentos desiguais que aumentaram a desigualdade. Na Área Metropolitana de Lisboa, notou, a taxa de risco de pobreza, apesar de estar abaixo da média nacional, foi a que mais subiu: +3,8 pp, para os 18,3%. “Não podemos pensar combater a pobreza sem ter em consideração o combate à desigualdade”, frisou.

Esse combate “não está a ser priorizado” pelo Governo, numa lógica de uma “estratégia integrada”. “É isso que tem falhado. A pobreza não tem uma só dimensão. Existem várias estratégias, mas parece que não há articulação, sendo o combate à pobreza remetido apenas para a área social”, sublinhou Maria José Vicente. “É uma questão de vontade política. É mais fácil tomar medidas avulsas do que ter um pensamento integrado que vise a redução e a erradicação da pobreza em Portugal”, referiu Carlos Farinha Rodrigues, salientando que “faltando uma visão integrada, os resultados serão sempre menores do que os que seriam possíveis de obter”.

Mais de um em cada quatro inquilinos gasta (pelo menos) 40% do salário com custos da casa, aponta estudo

Crianças e jovens em maior risco, pobres estão mais pobres e um em cada 10 trabalhadores não tem dinheiro: o retrato da pobreza em Portugal

Ler Mais



Comentários
Loading...