“Renaulution”: Revolução na Renault com construção de novo projeto de economia circular
O Grupo Renault deu a conhecer esta sexta-feira o seu projeto de economia circular para a fábrica de Sevilha – a Refactory -, que visa dar uma segunda vida aos veículos usados, segundo o ‘El Economista’.
A nova unidade deverá estar operacional no último trimestre do próximo ano.
O projeto está previsto no plano Renaulution que o consórcio apresentou em março em Espanha, tendo uma área de 5.000 metros quadrados e capacidade para dar uma segunda vida a 10.000 veículos por ano em 2025, pertimindo ainda o recondicionamento de até 1.000 baterias.
O projeto da Refactory de Sevilha prevê um plano de formação de 12.000 horas.
O projeto Refactory inclui até quatro linhas de ação.
O Re-trofit permitirá o recondicionamento de veículos usados de particulares e frotas, o que lhes permitirá dar uma segunda vida e prolongar a sua vida útil.
De seguida, a denominada Reenergia levará o uso potencial de baterias elétricas em escala industrial, como o reparo de baterias em veículos elétricos em uso.
A terceira linha de ação é denominada Re-Cycle, visando contribuir para uma gestão eficiente dos recursos e do fluxo de abastecimento de peças e materiais, estando ainda integrada o fabrico de peças para as caixas de velocidade que serão montadas nos veículos elétricos.
A linha Re-start irá promover e identificar novas atividades que permitam a inovação contínua na economia circular, ao mesmo tempo que desenvolve a formação de novas competências.