Renault recupera passado mítico para apresentar futuro elétrico: conheça os modelos retro que vão ser lançados até 2026

Anote na agenda: a Renault agendou para o próximo dia 26 o anúncio sobre qual será o ‘carro-chefe’ da marca francesa neste ano. E a tendência aponta para uma evocação do passado para mostrar o seu futuro elétrico. Assim, e até 2026, o fabricante vai tocar nas memórias dos mais nostálgicos com míticos modelos.

Até 2031, a Renault agendou o lançamento de 14 modelos, dos quais 7 são elétricos. Um deles é o muito aguardado Renault 5, que vai ser apresentado oficialmente no dia 26 e que, desde a sua apresentação como conceito, tem causado sensação. De acordo com Luca de Meo, CEO da marca francesa, o ‘retrodesign’ vai fazer parte da sua estratégia de vendas nos próximos anos, com a chegada do moderno R4 e do pequeno Twingo, dois ícones do automobilismo.

Renault 5

Em 2022, a marca comemorou os 50 anos do R5, um dos ícones da marca, autêntico símbolo da cultura pop, entre 1972 e 1984, dos quais mais de 5 milhões foram vendidos em vários países.

Agora, este modelo renasce, previsto para o segundo semestre (a sua produção terá início no outono), embora com a ajuda da tecnologia elétrica. O objetivo do R5, destacou a marca, é demonstrar a vontade da Renault em democratizar o carro elétrico na Europa. O preço da versão mais acessível será de 25 mil euros.

O modelo, ainda como carro-conceito, é um carro urbano compacto que chegará ao mercado com duas baterias, de 40 kWh e 52 kWh, e a autonomia homologada será de 400 km na versão com bateria de maior capacidade.

Renault 4

Um ano depois do Renault 5, volta as míticas 4L. O R4 está programado para 2025, com um motor 100% elétrico e vai partilhar elementos com o R5 (plataforma EV CMF-B, motor, bateria de 42 e 52 kWh). Em tamanho ficará entre o Renault 5 e o Captur e sua silhueta será a de um SUV urbano.

Também aqui o espírito do 4L da época é preservado com grelha vertical, ‘olhos’ redondos e porta traseira vertical. Tal como acontece com o Renault 5, a marca anunciou que o seu 4L não ultrapassará os 25 mil euros para a versão de entrada.

Renault Twingo

Até 2026, o Twingo será o protagonista dos lançamentos da marca francesa. A Renault, por enquanto, apenas deu um pequeno aperitivo com o conceito ‘Twingo Legend’. Este modelo remete ao seu antecessor lançado em 1993, adotando sua cara de ‘sapo’. A reinterpretação obtém sucesso com a utilização de um perfil de corpo único e sua ótica semicircular, embora existam diferenças em relação ao modelo original.

O novo Twingo vai juntar-se à lista dos modelos utilitários elétricos, como o novo Citroën ë-C3, que já apresentam preços baixos, uma vez que o pequeno modelo da Renault poderá chegar ao mercado com um valor inferior a 20 mil euros.

Ler Mais