Sucessor do Renault Laguna e Latitude no Verão

Laguna
A Renault anunciou que o sucessor do seu familiar Laguna será lançado na Europa, no final deste ano. Fontes do sector, citadas pela Automotive News Europe, avançam com a data de 6 de Julho para a apresentação oficial do modelo, que será colocado à venda em Setembro. A Renault recusou comentar estas informações.
O novo modelo, cujo nome não foi ainda divulgado, terá carroçarias sedan e carrinha e substituirá simultaneamente o Laguna e o Latitude, outro modelo da gama de familiares médios da marca francesa. Não está prevista, no entanto, uma versão coupé, como o da actual geração Laguna
Como a Automonitor anunciou, a 20 de Fevereiro, a Renault não vai lançar uma nova geração do familiar Laguna, preferindo substituí-lo por um novo modelo, com uma nova designação. O futuro representante da marca francesa no segmento dos familiares médios será até um pouco maior que o Laguna actual, tentando posicionar-se na franja superior do segmento. Terá a mesma plataforma do novo Espace e será um modelo global. Na Europa, a produção estará baseada em França, enquanto os mercados asiáticos serão abastecidos a partir da fábrica sul coreana da Samsung, uma marca do grupo Renault.
Lançado em 1993, o Laguna chegou a ter algum sucesso nas duas gerações iniciais, mas nesta última geração nunca conseguiu impor-se face a uma concorrência muito forte, em que predominavam as marcas alemãs e as vendas a frotas. Este relativo insucesso levou a marca a optar por descontinuar o modelo, apostando numa nova designação, que ainda permanece no segredo dos deuses.
A estratégia de descontinuar modelos que se desgastaram e deixaram de ter o sucesso esperado, substituindo-os por novos, tem sido seguida por outras marcas. A Opel, por exemplo, deixou cair o Kadett, substituindo-o pelos actuais Astra e no segmento dos familiares médios trocou a designação Omega pelos actuais Insígnia. Na Ford, o Escort deu lugar ao compacto Focus e o actual Mondeo substitui toda uma série de antigas designações de modelos familiares.
O aumento das dimensões do modelo também é uma solução já experimentada por outras marcas. A Peugeot, por exemplo, substitui o antigo 407 pelo 508, uma alteração nas centenas que marca o facto do novo modelo procurar um posicionamento superior ao anterior.
A Renault espera que o novo modelo obtenha melhores resultados de vendas que as últimas gerações do Laguna. Na Europa, as vendas de familiares médios recuaram 41%, para 542,5 mil unidades, de acordo com os dados da JATO Dynamics. O Laguna ocupou a 10ª posição na tabela de vendas, com pouco mais de 15 mil unidades, menos 7% que no ano anterior. O Latitude, por seu lado, vendeu apenas 508 unidades.
A Renault precisa de recuperar vendas no muito competitivo, mas lucrativo, segmento dos familiares médios, especialmente para conquistar clientes empresariais, refere a Automotive News, citando analistas do sector. Fora da Europa, o novo modelo também será importante para os mercados asiáticos, como a China, onde os grandes sedan são bastante populares. A consultora IHS Automotive prevê que o sucessor do Laguna e do Latitude possa atingir as 45 mil unidades, em 2016, na Europa.