Reino Unido vai aprovar uso de emergência de qualquer vacina contra a Covid-19. Assim prove ser eficaz

Qualquer uma das novas vacinas contra a Covid, que mostre ser eficaz, terá aprovação de emergência por parte do governo do Reino Unido, que anunciou que terá pessoal especializado para aplicar as injecções, com o objectivo de imunizar o máximo possível da população, rapidamente, de acordo com o ‘The Guardian’.

Esta mudança na lei vai permitir que o órgão regulador do Reino Unido, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês), conceda aprovação temporária para uma vacina a partir de Outubro, mesmo antes de o fármaco ser aprovado pelas autoridades europeias, o que seria o procedimento normal.

O Reino Unido estará fora da União Europeia (UE) a partir de Janeiro de 2021, o que significa que vai passar a aprovar medicamentos e vacinas sem o envolvimento de Bruxelas.

Os ministros britânicos dizem que não haverá atalhos para a segurança ou eficácia, e que qualquer vacina será aprovada para o Reino Unido, mas apenas se atender aos mais altos padrões.

O vice-director médico de Inglaterra, Jonathan Van-Tam, disse: «Estamos a progredir no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, que esperamos que sejam importantes para salvar vidas, proteger os profissionais de saúde e voltar ao normal no futuro», afirmou citado pelo ‘The Guardian’.

«Se desenvolvermos vacinas eficazes, é importante que as tornemos disponíveis aos pacientes o mais rápido possível, mas apenas quando os padrões rigorosos de segurança forem cumpridos. As propostas consultadas hoje sugerem formas de melhorar o acesso e garantir protecção contra a Covid-19 ao maior número possível de pessoas», concluiu.

Ler Mais