Reino Unido tem até à meia-noite para apresentar novo acordo
A União Europeia indica que o acordo apresentado por Boris Johnson para a saída do Reino Unido “não é suficientemente bom”. A afirmação terá sido de Michel Barnier, responsável por representar a comunidade nas negociações do Brexit, numa reunião com os ministros dos vários países da UE27.
Segundo aponta o jornal Independent, o Reino Unido tem apenas até à meia-noite de hoje para apresentar uma nova proposta. Isto se quiser que seja assegurada uma saída com acordo durante a cimeira da próxima quinta-feira. Questionada sobre o prazo imposto, a administração de Boris Johnson indica apenas que está a trabalhar arduamente e que está a par das limitações de tempo.
«Queremos progredir de modo a assegurar um acordo o mais breve possível e queremos progredir a tempo do Conselho Europeu de quinta-feira», afirma porta-voz oficial. «Se o acordo não puder ser fechado hoje ou amanhã, então os líderes terão de decidir que tipo de mandato querem dar a Michel Barnier e o Reino Unido terá de responder sobre como proceder», indica ainda.
O prazo tem como objectivo permitir que os membros do Conselho Europeu tenham tempo suficiente para analisar o documento e discutir pontos que ainda possam levantar dúvidas. Só desta forma deverá ser possível chegar a um acordo final ainda esta semana.