Reino Unido quer reduzir quarentena para viajantes. Testes à Covid-19 podem ser a solução
O Reino Unido está a trabalhar no sentido de reduzir o período de quarentena para os viajantes que chegam de países considerados de risco, como Espanha e França – uma opção que poderá ser viabilizada através da realização de testes à Covid-19.
“Estamos a trabalhar para encontrar uma forma de permitir que a quarentena seja reduzida, mas feita de uma forma que também mantenha as pessoas seguras”, disse o secretário da Saúde, Matt Hancock, na rádio LBC, esta segunda-feira.
Para Hancock, um teste à covid-19 feito num aeroporto não é eficaz, já que o “vírus pode incubar durante um período de tempo sem que um teste [feito à chegada no aeroporto] o consiga detectar”.
Assim, o governo britânico está a analisar opções como o teste realizado oito dias após a chegada, uma alternativa a ser considerada, segundo Hancock. “É uma das coisas que gostaríamos de fazer assim que for prático”, disse, citado pela agência Reuters.
“É algo em que estamos a trabalhar, mas não é tão fácil como simplesmente testar as pessoas quando saem de um avião”, alertou.
As companhias aéreas e de turismo, que enfrentam uma crise económica devido à pandemia, têm apelado a uma alteração às regras de quarentena de 14 dias.