Reino Unido entrega fotos de satélite a painel de especialistas da ONU que provam remessas de armas norte-coreanas para a Rússia

O Reino Unido forneceu fotografias de satélite a um painel de especialistas das Nações Unidas que comprovam os carregamentos de armas norte-coreanas para a Rússia, procurando desta forma desencadear uma investigação internacional sobre os negócios de armas que violam as sanções internacionais.

A Coreia do Norte tem sido alvo de acusações de fornecer mísseis balísticos e centenas de milhares de projéteis de artilharia ao Kremlin para a sua guerra na Ucrânia, desde que Putin se reuniu com Kim Jong-un em setembro último. A relação bilateral está em expansão: Putin encontrou-se esta semana com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Choe Son-hui, no Kremlin, tendo discutido “o maior desenvolvimento das nossas relações em todas as áreas, incluindo as sensíveis”, apontou um porta-voz do Kremlin.

De acordo com os serviços de inteligência de defesa do Reino Unido, indicou esta segunda-feira o jornal britânico ‘The Guardian’, nas imagens, tiradas entre setembro e dezembro último, podem ver-se três navios russos – o ‘Maia’, o ‘Angara’, e o ‘Maria’ – a carregar contentores no porto de Najin, na Coreia do Norte, antes de transitar para os portos russo no Extremo Oriente. A agência salientou, no entanto, que não conseguiu identificar o conteúdo dos contentores.

“O uso de armas norte-coreanas pela Rússia na Ucrânia é uma violação de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, acusou um diplomata da ONU. “Isso prejudica os esforços internacionais para impedir a propagação de armas nucleares e expõe o quão desesperada a Rússia se tornou na sua invasão fracassada. Esta e outras provas apresentadas ao comité de sanções da ONU devem desencadear uma investigação completa sobre a violação flagrante das sanções internacionais por parte da Rússia e da RPDC [Coreia do Norte].”

O painel de especialistas da ONU sobre a proliferação norte-coreana deverá publicar no próximo mês o seu primeiro relatório final sobre o alegado envio de armas norte-coreanas para a China.






Comentários
Loading...