Reino Unido: Teletrabalho pode levar a perda de seis milhões de empregos

Um estudo realizado pelo Instituto Tony Blair para a Mudança Global indica que 5,9 milhões de trabalhos no Reino Unido – de designers gráficos a programadores de software – estão em risco, muitos deles em Londres e no sudeste da Inglaterra, segundo a Bloomberg.

“Se deixada sem solução, a terceirização e o offshoring dessas funções teriam consequências políticas, económicas e sociais semelhantes à perda de empregos na indústria na década de 1970, mas num prazo acelerado”, é possível ler no relatório publicado esta quarta-feira.

O estudo destaca as mudanças permanentes no mercado de trabalho provocadas pela pandemia. O “mass experiment” com trabalho remoto significa que as empresas preocupadas com os custos podem decidir manter apenas as equipas necessárias para a colaboração pessoal e a tomada de decisões, aponta o relatório.

O instituto, fundado pelo antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair, pediu ao governo para combater a referida ameaça, melhorando as infraestruturas – como creches e conectividade de banda larga 5G.






Comentários
Loading...