Reino Unido atravessa evento climático extremo que só acontece uma vez a cada 250 anos

O Reino Unido atravessa um evento climático que ocorre uma vez a cada 250 anos, indicou esta sexta-feira o Met Office. Um evento de aquecimento estratosférico repentino, associado a um clima muito frio, como em 2018, geralmente atinge as ilhas britânicas a cada dois anos – no entanto, de acordo com os especialistas, é a primeira vez que foram registados três eventos SSW.

Um SSW é uma interrupção do fluxo de ar normal do oeste, entre 10 e 50 quilómetros acima da Terra, o que provoca muitas vezes que a corrente de jato seja mais sinuosa, o que pode levar ao desenvolvimento de uma grande área de alta pressão sobre o norte da Europa.

O resultado é um ‘bloqueio’ dos sistemas de baixa pressão do Atlântico, responsáveis ​​pelo clima relativamente ameno, húmido e ventoso que ocorre frequentemente nos invernos do Reino Unido, salientou o Met Office – este padrão de bloqueio aumenta a probabilidade de clima frio e seco no Reino Unido e de condições amenas, húmidas e ventosas no sul da Europa.

“Embora não tenhamos visto isso antes, documentámos recentemente as chances de três eventos SSW sem precedentes acontecerem num inverno”, relatou Adam Scaife, chefe de previsão de longo prazo do Met Office. “O nosso trabalho de pesquisa, usando múltiplas simulações de computador, mostrou que isso poderia ocorrer cerca de uma vez a cada 250 invernos.”

Embora o evento nem sempre faça com que as temperaturas caiam, 70% das ocorrências de SSW estão ligadas a ondas de frio. “Embora isto seja muito raro, também descobrimos que a probabilidade de múltiplos eventos SSW aumenta e assim a probabilidade de múltiplos eventos neste inverno.”

Em 2018, durante a tempestade de neve caótica ‘Besta do Leste’, foi causada por este processo, que viu neve pesada, gelo e ventos fortes que causaram 17 mortes e paralisaram o país.

Ler Mais