Regulador nuclear vai ter novo líder… mas é segredo

Os embaixadores de 35 países membros da International Atomic Energy Agency (IAEA) estão prestes a entrar numa sala fechada na sede da organização, em Viena. Acontece hoje a votação que determinará o novo líder da instituição responsável por manter a paz nuclear, funcionando como regulador deste tipo de actividade.

Na sala estarão presentes também dois advogados, que servirão de testemunhas e que observarão a votação de cada embaixador. Os votos serão depois contados, sendo que é necessário que dois terços dos votos tenham como destino a mesma pessoa. Caso contrário, o processo repete-se.

Segundo a Bloomberg, esta será a sexta vez que uma reunião como esta tem lugar. «É uma ocasião solene, quase como aqueles encontros na Capela Sistina», afirma Tariq Rauf, antigo Policy coordinator da IAEA, referindo-se ao conclave responsável por escolher um novo Papa. A razão também é semelhante: a reunião surge na sequência da morte de Yukiya Amano em Julho.

Segundo adianta a Bloomberg, a doença e morte de Yukiya Amano foram mantidas em segredo o máximo possível. O processo de eleição de um novo responsável segue pelo mesmo caminho, uma vez que as funções do líder da associação são de extrema importância: terá como missão supervisionar inspecções no Irão, acompanhar as operações de limpeza de Fukushima no Japão e negociar acordos de paz com a Arábia Saudita.

A mesma agência noticiosa indica que o diplomata argentino Rafael Grossi é o principal candidato ao cargo. Na corrida estão também Cornel Feruta, director-geral interino da IAEA, e Lassina Zerbo do Burkina Faso.






Comentários
Loading...