Regresso às aulas: refeitórios vão ter novas regras de funcionamento

No regresso às aulas durante a pandemia, as escolas estão a implementar novas regras de funcionamento nas cantinas, para evitar a concentração de alunos durante a hora de almoço. A realização de turnos, a reorganização do espaço e o serviço take-away são alguns dos novos planos para os refeitórios no arranque do novo ano lectivo.

Na escola Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, Oeiras, António Seixas, director do Agrupamento de Escolas Carnaxide, em declarações à SIC, explica que vai haver um desfasamento de horários entre os alunos durante a hora de almoço. “Estamos a pensar fazer quatro turnos – 11h30, 12h30, 13h e 13h30″.

Além disso, vai haver uma reorganização do espaço nos refeitórios, “um aluno por mesa ou dois alunos por mesa, com o devido distanciamento, nas cantinas”, e uma aposta no serviço take-away, “que provavelmente terá mais adesão por parte dos alunos do Ensino Secundário”, prevê António Seixas.

O uso de materiais descartáveis, à base de papel, vai também ser privilegiado, de modo a “deixar o mínimo indispensável de palamenta”, explicou ainda o director do agrupamento, para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus.

A Ordem dos Nutricionistas já preparou um guia orientador de alimentação para o regresso às aulas durante a pandemia. São recomendadas medidas como o alargamento da hora de almoço e a distribuição dos alunos por horários desfasados. No caso do take-away, a ordem lembra que é importante que as refeições continuem a ser completas e equilibradas.

O Governo já contratou 15 nutricionistas para reforçarem as equipas nas escolas.

Ler Mais





Comentários
Loading...