Regresso à normalidade pode demorar «alguns anos», mesmo com uma vacina, alerta especialista
Pode levar “alguns anos” para que o novo coronavírus seja controlado e para que a vida volte ao normal, mesmo com uma vacina, alerta uma especialista.
Margarita del Val, chefe do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), agência do Governo espanhol, diz que a pandemia será uma “maratona” e que, provavelmente, as pessoas terão de usar máscaras durante algum tempo, mesmo com a disponibilização de uma vacina contra a covid-19 segura e eficaz, que deverá ficar pronta no final deste ano ou início do próximo.
Margarita del Val advertiu que o uso de máscaras será necessário em alguns países durante um largo período de tempo.
“Temos de nos habituar a usar máscaras e cumprir outras medidas durante alguns anos, integrá-las na nossa vida diária e normalizá-las”. “Vamos ultrapassar isto dentro de alguns anos”, acrescentou, citada pelo Daily Mirror.
“Vai ser uma maratona”, alertou, apelando às pessoas para usarem máscaras e cumprirem o distanciamento social quando saem de casa.
Nos Estados Unidos, Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas da administração Trump, advertiu na semana passada que ainda seriam necessárias medidas de saúde pública, mesmo que 80% da população fosse vacinada.
Desde o início da pandemia, já foram registados mais de 36,5 milhões de infecções e mais de um milhão de mortes por covid-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Os Estados Unidos, a Índia e o Brasil são os três países com o maior número de casos e de óbitos em todo o mundo.