Reconhecimento facial vai permitir realizar operações em serviços online

A partir de hoje a tenologia já existe. A NEC Corporation desenvolveu um sistema seguro que permite aos utilizadores autenticarem-se com informação facial encriptada.

Na prática, este sistema de reconhecimento através do rosto, permite um processamento rápido e ideal ao mesmo tempo que reduz o risco de utilização indevida, contribuindo para a expansão de casos de autenticação biométrica segura, uma vez que todas as informações de rosto tratadas pelos prestadores de serviços são encriptadas.

O grande poder e valor dos avanços tecnológicos digitais têm crescido a um ritmo veloz e o reconhecimento facial é hoje uma das tecnologias que está a ser cada vez mais utilizada como meio de verificação da identidade com ínfimas probabilidades de ocorrerem fugas de informação de rostos registados, evitando assim uma utilização indevida como a usurpação de identidade.

Por enquanto, a encriptação homomórfica só realiza operações simples. Pode ser usada para iniciar a sessão em serviços online, o controlo de entrada em instalações e a liquidação de transações que requerem um maior rapidez no processamento.

No futuro, a NEC, propõe-se a desenvolver ainda mais esta tecnologia de forma a reforçar a segurança no que diz respeito à proteção de informações pessoais, controlo de entradas, liquidações de transações e muito mais.