Reciclagem de garrafas de plástico dá descontos de 500 mil euros em compras

Um projeto-piloto de incentivo à reciclagem de garrafas de plástico recolheu, desde março do ano passado, 12 milhões de embalagens de bebidas em Portugal Continental, o que dá uma média de 39 mil por dia. Os pontos de recolha foram instalados em 23 máquinas automáticas em grandes superfícies comerciais.

Segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, “esta quantidade de embalagens possibilitou a reciclagem de cerca de 350 toneladas de PET [tipo de plástico], incorporado em novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade de materiais”.

No projeto-piloto intitulado “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!”, “os prémios dados em talão para serem utilizados em compras atingiram os 500.000€, enquanto o valor de donativos nas 23 máquinas foi de 10.000€”.

A iniciativa prevê o pagamento de dois cêntimos por uma garrafa das mais pequenas (até meio litro) e de cinco cêntimos pelas maiores (até dois litros). Depois, o consumidor recebe um talão de desconto em compras ou com um valor a reverter como donativo para instituições de apoio social.

“Com o plástico recolhido nas máquinas, instaladas em grandes superfícies comerciais, serão produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo assim a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular”, dá ainda conta o comunicado.

Financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, no montante de 1,655 milhões de euros, o projeto arrancou em março, coincidindo com o início da pandemia. Tem como objetivo adquirir experiência para o futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.

Arranca a partir desta segunda-feira uma nova fase que se estende até ao dia 15 de setembro. Esta segunda etapa está “dedicada exclusivamente a donativos a 23 instituições de apoio social, previamente selecionadas online pelos consumidores”.

Ler Mais