Receitas da Raize mais do que duplicam até maio face igual periodo de 2020
A ‘fintech’ portuguesa Raize anunciou hoje que as suas receitas aumentaram 101% no período de janeiro a maio, face aos mesmos meses de 2020, para 373.586 euros, manifestando-se confiante no relançamento da economia.
Na comparação com o período de janeiro a maio de 2019, antes da pandemia de covid-19, as receitas da empresa registam um acréscimo de 87%, refere em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“A contribuir para este aumento está a evolução positiva da atividade de financiamento colaborativo, assim como o início da atividade de distribuição de seguros em parceria com a Seguradora AXA”, explica a Raize na informação.
De acordo com os dados divulgados, não auditados, o produto bancário da Raize (receitas) alcançou os 373.586 euros, contra os 186.114 euros de 2020 em igual período e os 199.756 de 2019.
Nestes cinco primeiros meses, refere, “a atividade de financiamento colaborativo foi estimulada pela retoma generalizada da atividade económica em Portugal, com o regresso do investimento privado e a procura por financiamento”.
A contribuir para esta evolução positiva estão, de acordo com a empresa, os investimentos realizados nos últimos 12 meses.
“2020 foi um ano de investimento em tecnologia e automação, bem como de aposta no lançamento de novos serviços, como os seguros e o crédito pessoal. Estruturámo-nos para fazer a diferença no arranque da economia, entrámos numa rota de crescimento e já estamos acima dos níveis de 2019”, especifica.
Em 2021, a Raize diz estar preparada para “ir mais longe ainda”, com o lançamento de novas parcerias estratégicas nas áreas do crédito, do financiamento colaborativo e dos seguros, que irão anunciar em breve.
A empresa diz estar otimista em relação ao período pós-moratória e enaltece a resiliência das empresas portuguesas durante o período de pandemia.
Até ao final do ano, a Raize espera um crescimento da receita anual entre os 60% e os 80%, a dar continuidade à trajetória positiva verificada nos primeiros cinco meses de 2021 e estima ainda que a atividade de seguros possa representar entre 10% a 15% do total de receitas da empresa no final de 2021.
A Raize foi fundada em 2014 e está cotada na Euronext Access.