Receitas da Airbnb caíram 80% em oito semanas. CEO garante que este desafio fortaleceu a empresa

O desafio que o CEO da Airbnb, Brian Chesky, enfrentou esta Primavera devido à crise económica provocada pela pandemia do novo coronavírus foi ainda pior do que o esperado – o negócio caiu 80% em oito semanas, disse Chesky ao ‘Business Insider.’

A crise forçou-o a tomar “10 anos de decisões em 10 semanas”, que afectaram o futuro da sua empresa e o dos gestores imobiliários que dependem do seu serviço. A experiência “tornou-nos mais fortes e penso que estamos prontos para qualquer tipo de desafio e oportunidades que surjam”, disse Chesky numa entrevista ao ‘Business Insider‘.

A empresa de arrendamento de alojamento decidiu avançar com a sua oferta pública há muito planeada, depois de ver a “resiliência” do mercado, disse.

O negócio recuperou, mas tem sido irregular. As viagens internacionais e de negócios continuam fracas, enquanto as viagens de lazer e domésticas em certos mercados, como os Estados Unidos, estão fortes, referiu.

Comparado com o que teve de enfrentar nesta Primavera, o CEO da Airbnb pensa que gerir uma empresa pública será muito mais fácil.

Com o início da pandemia, a empresa de viagens online de Chesky, que recentemente tomou medidas para se tornar pública, viu imediatamente o seu negócio ser ‘esmagado’ quando vários países começaram a limitar a circulação dos cidadãos.

Numa questão de semanas, foi forçado a tomar várias decisões com um impacto real no futuro da empresa e na subsistência dos milhares de gestores de propriedade que dependem dela.

Os executivos “disseram-me: ‘Nada do que vai experimentar como CEO de uma empresa pública vai rivalizar com a gestão de uma empresa de viagens que perdeu 80% das suas receitas em oito semanas'”, contou. “É um desafio sem precedentes, mas acho que nos tornou mais fortes”, concluiu.

Ler Mais