Recebeu um SMS a pedir dinheiro para obter a carta de condução? Cuidado, é fraude

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes emitiu uma nota em que alerta para a existência de um esquema de fraude em que os criminosos, encetando contactos por SMS e redes sociais com as vítimas, dizem oferecer a carta de condução a troco de determinada quantia de dinheiro.

“O IMT não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado”, aconselha o IMT, avisando para o esquema fraudulento.

“Sempre que estas situações são detetadas, são comunicadas às autoridades de investigação para apuramento de responsabilidade criminal. Quando detetar ou se deparar com mensagens suspeitas que indiciam um esquema fraudulento para a obtenção da carta de condução, deve comunicar às autoridades de investigação criminal”, pedem as autoridades no comunicado enviado.

O IMT reforça ainda que “o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas, são crimes puníveis por lei”.