Rangel felicita novo Starmer e espera renovação de relações com Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, saudou hoje Keir Starmer pela sua nomeação como primeiro-ministro do Reino Unido e disse esperar que as relações com Portugal possam ser renovadas.

“A relação com o Reino Unido é uma relação fundamental e, portanto, a partir de agora, naturalmente, com este novo Governo e depois do fim de oito anos de acomodação ao ‘Brexit’, nós esperamos que aquela que é a mais velha Aliança do mundo possa ser vigorosa, possa ser renovada, possa viver na inovação”, referiu Paulo Rangel.

Keir Starmer já foi indigitado primeiro-ministro e encarregado de formar Governo pelo rei Carlos III, após uma audiência entre ambos.

Quando faltava atribuir dois dos 650 lugares, os trabalhistas tinham conseguido 412 deputados, uma margem significativa em relação aos 326 necessários para ter uma maioria no parlamento, segundo resultados provisórios divulgados pela televisão britânica BBC.

Os conservadores seguiam com 121 deputados e os liberais democratas com 71.

Relativamente às eleições anteriores, os trabalhistas elegeram até agora mais 211 deputados, os conservadores perderam 250 e os liberais democratas ganharam 63, de acordo com a BBC.

Ler Mais