“Queremos formar decisores capazes de enfrentar os desafios do mundo financeiro e empresarial”, assegura Manuel Duarte Rocha

Num cenário econômico global cada vez mais dinâmico e complexo, a especialização e o conhecimento aprofundado são essenciais para se destacar no setor financeiro.

Em entrevista à Executive Digest, Manuel Duarte Rocha, Diretor do Mestrado Executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), falou sobre as as transformações na banca e em todo o setor financeiro, bem como a necessidade de os executivos se prepararem para os desafios.

 

Quais são os principais objetivos do novo Mestrado Executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros da FEP?

Este novo Mestrado Executivo foi criado para oferecer uma formação sólida, avançada e atual sobre o papel da banca, dos mercados financeiros, e dos instrumentos para o financiamento das empresas, dos mais tradicionais aos emergentes.

No contexto da sustentabilidade e inovação, o setor empresarial, a banca e o setor financeiro em geral estão a enfrentar grandes transformações, que exigem dos seus profissionais uma atualização de conhecimentos e um reforço de competências. Queremos formar decisores capazes de enfrentar os desafios do mundo financeiro e empresarial com competência e confiança, que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento económico.

 

Como é que o programa colabora com empresas e organizações do setor financeiro para garantir que o currículo esteja alinhado com as demandas do mercado de trabalho?

Na FEP valorizamos a colaboração com empresas e instituições. Este novo Mestrado Executivo reforça esta tradição da FEP, contribuindo para estreitar esta ligação entre a academia e o mundo prático. Trabalhamos em interação com estas entidades para garantir que a estrutura e o conteúdo curricular proporcionam formação que vai ao encontro das necessidades do mercado de trabalho e das tendências emergentes, sendo de destacar que, na criação deste mestrado, foram assinados oito acordos de parceria com instituições financeiras e empresas.

O envolvimento das entidades parceiras abrange também a participação no processo formativo, por exemplo, através da lecionação de aulas e apresentação de seminários e casos de estudo. Consideramos que esta colaboração é fundamental para garantir que os nossos estudantes estejam preparados para os desafios do mundo real e possam aplicar os conhecimentos adquiridos de forma eficaz no seu trabalho.

 

Quais são os principais desafios que os profissionais do setor financeiro enfrentam atualmente e como é que o curso os prepara para lidar com esses desafios?

Os profissionais da área financeira, seja em instituições financeiras seja em empresas, enfrentam vários desafios. Entre estes, destacam-se, por exemplo, a inovação e a sustentabilidade e respetivas implicações para o financiamento das empresas, os desenvolvimentos tecnológicos que catalisam mudanças no setor financeiro, a transformação digital, os desafios na gestão e análise de dados, a proliferação de riscos e a aumentada importância da sua medição e gestão, a crescente regulação no mundo financeiro e a orientação para a conformidade.

Os conteúdos programáticos das unidades curriculares que compõem o plano de estudos deste Mestrado Executivo prepara os profissionais para lidarem com estes desafios, fornecendo-lhes uma formação abrangente e atual, que combina conhecimento científico e a sua aplicação prática, oferecendo a oportunidade de aprender com professores de reconhecida qualidade académica e científica e com especialistas experientes do mundo financeiro e empresarial. Estamos certos que a combinação de conhecimentos teóricos e práticos é fundamental para enfrentar estes desafios.

 

De que forma o Mestrado Executivo prepara os estudantes para assumirem papéis de liderança e gestão financeira nas suas respetivas áreas de atuação?

Por um lado, este Mestrado Executivo fornece competências técnico-científicas através de uma formação assente em conhecimento académico e científico e em experiência prática em ambiente real. Por outro lado, este mestrado também fornece competências comportamentais essenciais para funções de liderança e gestão.

Através de estudos de caso, trabalhos de grupo, sessões de apresentação, fóruns de discussão, interações com líderes nos setores financeiro e empresarial, e através de projeto visando problemas e soluções em contexto profissional em colaboração com instituições financeiras e empresas, os estudantes aprendem a tomar decisões estratégicas, a gerir equipas e a liderar com eficácia.

 

Quais são as perspetivas de crescimento e desenvolvimento profissional que os participantes podem esperar após completarem o Mestrado Executivo?

Os graduados deste mestrado podem esperar excelentes perspetivas para impulsionar as suas carreiras. Com a crescente procura por profissionais qualificados na área financeira que estejam capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros, quer por parte de empresas quer por parte de bancos e outras instituições financeiras, os nossos graduados estarão bem posicionados para assumir funções de destaque na gestão financeira de empresas, no empreendedorismo, na consultoria financeira, na banca de empresas e de investimento, e no âmbito dos mercados financeiros. Estamos convictos de que o Mestrado Executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros pode abrir portas para oportunidades de carreira promissoras e gratificantes na área financeira.

Ler Mais





Comentários
Loading...