Quer uma aldeia abandonada com 44 casas e uma igreja junto à fronteira portuguesa?

Uma aldeia na província de Zamora, abandonada há três décadas, está à venda no site ‘Idealista’: a pequena localidade de Salto de Castro, na região de Aliste, faz fronteira com Portugal e está integrada no parque natural Arribes del Duero.

A aldeia foi construída pela Iberduero para abrigar as famílias dos trabalhadores na construção da barragem de Castro mas foi abandonada em 1989, estando desde então desabitada.

Salto de Castro conta com 44 casas, um albergue, igreja, escola, piscina e áreas desportivas, além de um antigo quartel da Guardia Civil. Durante muitos anos, foi um curioso destino turístico e em 2000, a aldeia foi adquirida por uma família que pretendia criar uma zona de turismo rural – no entanto, o projeto foi interrompido por diversas razões, sobretudo económicas.

Em 2023, uma construtora de Toledo adquiriu todo o complexo por cerca de 300 mil euros. Um ano volvido, volta a estar disponível no mercado, mas por quase o dobro do preço inicial: os interessados devem desembolsar agora 580 mil euros para a adquirir, sendo que há vários grupos estrangeiros interessados.
Segundo os atuais proprietários, a aldeia pode obter uma licença para acolher até 184 locais de turismo rural e quem a adquirir, além dos subsídios do Estado e da Câmara, terá necessidade de investir pelo menos 2 milhões de euros.