Quer um investimento a longo prazo? Evite petrolíferas. Bill Gates explica porquê

Pretende realizar um investimento a longo prazo? Evite ações em empresa petrolíferas. O conselho é de Bill Gates.

“Alguns destes gigantes vão cair. Daqui a 30 anos, muitas destas empresas petrolíferas vão valer muito pouco”, disse o cofundador da Microsoft, durante um ‘briefing’ na COP26 em Glasgow, na Escócia.

A ExxonMobil, maior produtora de petróleo e gás dos EUA, perdeu 20 mil milhões de dólares no ano passado. A empresa ainda ostenta um valor de mercado de 275 mil milhões de dólares.

Alguns analistas, como David Moss, chefe do departamento de ações europeias da BMO Global Asset Management, concordam com esta opinião. Em entrevista à Bloomberg TV, o especialista afirmou que “Aplicar dinheiro em empresas petrolíferas a longo prazo não é um bom investimento”.

Por sua vez, o analista da Agência Internacional de Energia, Heymi Bahar, disse ao “Street Signs Europe” que as grandes empresas de petróleo provavelmente nunca se tornarão líderes em tecnologias renováveis.

“Conseguirão estas empresas tornar-se pioneiras em tecnologia renovável? A resposta é não ”, disse Bahar. “Eles vão aumentar o ritmo? Sim com certeza.”

Em Glasgow, Gates disse acreditar que as empresas de petróleo poderiam fazer a transição de seus negócios de combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas com relativa facilidade

No seu livro mais recente, ” How to Avoid a Climate Disaster ”, Gates escreveu que, em 2019, ele se desfez de todas as suas “participações diretas em empresas de petróleo e gás, assim como o fundo que gere a Fundação Gates”.

Ler Mais





Comentários
Loading...