Quer transformar o seu carro a diesel num híbrido plug-in em poucas horas e muito mais barato? Conheça o ‘Twin-E’

Os preços dos carros elétricos continuam a ser o principal obstáculo para a maioria dos clientes: para contornar os problemas, é necessário que chegue ao mercado soluções que permitam adaptar os atuais veículos a combustão à tecnologia mais amiga do ambiente – que podem ser os ‘retrofits’, kits que prolongam a vida útil dos motores a combustão ao permitir o uso de biocombustíveis ou que possam converter diretamente em veículos elétricos.

Há um caminho intermédio, que permite transformar estes veículos em híbridos plug-in, uma solução com “vantagens técnicas, ecológicas, económicas e sociais muito significativas”, segundo indicou a empresa francesa Green Corp Konnection (GCK), responsável pelo desenvolvimento do ‘Twin-E’, um kit que permite converter a maior parte dos veículos com motores diesel em híbridos em poucas horas e por um preço muito mais acessível do que um novo.

A GCK, em 2023, revelou os detalhes deste sistema que inclui motor elétrico e bateria, ecrã ou cabos, que estará pronto para comercialização ao longo de 2024.

Os carros com Twin-E serão homologados, pelo menos em França, com o selo ‘Crit’Air 1’, que permitirá, além de poupanças significativas de combustível, o acesso irrestrito às Zonas de Baixas Emissões, obrigatórias nas cidades com mais de 50 mil habitantes para cumprimento das medidas de descarbonização aprovadas pela União Europeia.

O novo sistema contou com o apoio do Governo presidido por Emmanuel Macron para contribuir para a eletrificação da frota automóvel francesa.

E em que consiste?

O kit envolve a integração no veículo de um motor elétrico de 30 a 40 kW acoplado a um sistema de mudanças epicíclico, que substitui a caixa de velocidade. A isso acrescenta-se a bateria, instalada na parte inferior plana do porta-malas para modificar minimamente a arquitetura do carro. “É uma solução transitória para muitos motoristas que não terão meios para comprar um veículo elétrico”, indicou Eric Boudot, presidente da GCK, em entrevista ao jornal francês ‘Le Parisien’.

Esta bateria de 11 kW/h pode oferecer uma autonomia de 70 km em modo 100% elétrico, e inclui uma tomada de carregamento que aceita 1,2 kW e 3 kW, o que implica tempos de carga total de 7 e 3 horas, respetivamente. Além disso, o dispositivo beneficia da regeneração de energia durante a travagem e isso aumenta a distância que pode ser alcançada sem consumir combustível.

A conversão envolve tornar o carro automático, tornando-o mais fácil de conduzir, sendo que o motorista poderá escolher entre três modos a partir de um ecrã integrado no painel, onde também poderão ser consultados dados de autonomia. O primeiro vai permitir a condução exclusivamente com energia elétrica até uma velocidade de 70 km/h, o segundo utilizará apenas energia térmica e o terceiro combinará os dois motores.

Segundo a GKC, o sistema será compatível com a maioria dos veículos urbanos – de acordo com a empresa, o tempo necessário para instalá-lo em alguma das mil oficinas mecânicas qualificadas é inferior a um dia – segundo testes realizados nas suas instalações, num automóvel com motor de combustão com consumos de 5,9 l/100 km e emissões de CO2 de 139 g/km, o ‘Twin-E’ reduziu consumos para 1,4 l/100 km e emissões para 39 g /km.

“A instalação do ‘Twin-E’ é uma solução económica acessível ao maior número de pessoas, é notavelmente mais acessível do que a compra de um veículo elétrico novo (pelo menos 3 vezes mais barato) ou de um veículo 100% retrofit (pelo menos 2 vezes mais barato)”, indicou a empresa.

E quanto a preços?

Apesar de não haver nada de oficial no momento, em França referem uma média de 7.500 euros – no entanto, a GCK assumiu que este não será o custo final, sendo expectável que o preço final ronde os 5 mil euros, o que corresponderia a uma poupança de combustível num período de entre 3 e 4 anos, com utilização principalmente urbana.

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