Quer ser um especialista certificado em criptomoedas? São só precisas 11 horas e 210 euros

À medida que a Bitcoin atinge níveis recorde este ano, surgiu um interesse renovado na indústria de criptomoedas, o que tem impulsionando a procura por certificações profissionais, apesar das dúvidas sobre sua validade e utilidade.

Para os aspirantes a profissionais financeiros, a obtenção do título de “Analista Financeiro Credenciado” (CFA) requer um investimento significativo de tempo, são necessárias cerca de 900 horas de estudo. No entanto, para os interessados no setor de criptomoedas, as opções de certificação estão disponíveis com um investimento muito menor em tempo e dinheiro.

A certificação como “Especialista Certificado em Criptomoedas” (CCE), por exemplo, pode ser obtida através de um curso online de 11 horas oferecido pelo Blockchain Council, por apenas 229 dólares (210 euros). Alternativamente, um “Certificado de Criptomoedas e Blockchain” pode ser adquirido através de outra entidade com apenas quatro horas de curso, um teste de 20 perguntas e um custo de 795 dólares (731 euros), revela a ‘Bloomberg’.

Com a falta de credenciais profissionais reconhecidas na indústria de criptomoedas, várias organizações estão a tentar preencher essa lacuna.

Segundo Campbell Harvey, professor de finanças da Duke University, muitas dessas certificações são apenas uma forma de ganhar dinheiro, e os alunos devem ser cautelosos ao considerar as suas opções. Algumas dessas iniciativas também foram associadas a fraudes.

Apesar das preocupações, o interesse em certificações de criptografia está em alta. O Google Trends registou um aumento nas pesquisas por “certificação de criptomoedas”, refletindo o crescente interesse dos investidores no setor.

Ler Mais