Quer saber como poupar combustível? Siga estas 10 dicas

Com os preços dos combustíveis numa tendência incerta – mas que pende, muitas vezes, para o aumento do valor a pagar por um depósito cheio –, todas as dicas são preciosas para tentar poupar alguns euros ao final do mês. Especialmente em tempo de férias, quando muitas famílias fazem viagens longas nos seus próprios carros.

Na vizinha Espanha, a Direção Geral de Trânsito (DGT) elaborou uma lista de 10 conselhos para tentar ajudar os condutores a tirarem o maior partido possível do combustível disponível – desde o momento em que se liga o veículo até ao segundo em que o motor para de trabalhar. Apesar de estarem a ser divulgadas com os cidadãos espanhóis em mente, estas sugestões poderão ser úteis para todos os condutores.

De acordo com o El Economista, que dá conta do guia da DGT, poupar no combustível será tão importante para a carteira dos condutores como para a sua própria segurança. Eis as 10 dicas a ter em conta este verão:

1 – Arranque. Ao iniciar a marcha, não há necessidade de colocar o pé no acelerador, sendo que este gesto irá aumentar o consumo de combustível.

2 – Primeira mudança. A primeira mudança só deve ser usada para iniciar a marcha, ou seja, nos primeiros segundos ou seis metros da viagem.

3 – Aceleração e alteração de mudança. A aceleração deve acontecer sempre sem pisar a fundo no acelerador e, além disso, as alterações de mudança devem acontecer entre 2.000 e 2.500 rotações por minuto no caso de veículos a gasolina. Quanto aos carros a diesel, esta mudança deve acontecer entre as 1.500 e as 2.500 rotações por minuto.

4 – Utilização das mudanças. As alterações de mudanças devem ser o mais longas possíveis, a baixas rotações, mas tendo em atenção que este processo não deve provocar riscos desnecessários na estrada.

5 – Velocidade de circulação. A DGT aconselha a evitar acelerações, travagens ou alterações de mudança desnecessárias. Também este cuidado irá ajudar a poupar combustível, ao passo que o contrário resultará numa utilização mais significativa de gasolina ou gasóleo.

6 – Desaceleração. Tal como não se deve acelerar com o pedal a fundo, também optar por uma travagem mais suave irá ajudar a economizar combustível.

7 – Paragem. Tendo sempre em consideração as condições do ambiente que nos rodeia, a velocidade do veículo e a distância de segurança de outros elementos rodoviários, a interrupção da marcha deve acontecer sem que se reduzam anteriormente as mudanças.

8 – Desligar. Cada vez mais carros têm sistemas de paragem automática do motor. No entanto, se este processo demorar mais de 60 segundos, é recomendado que se desligue o mesmo de forma manual.

9 – Antecipação e prevenção. Manter sempre a distância de segurança recomendada ajuda a que os condutores não tenham de lidar com imprevistos. Evita reações bruscas e que podem ter consumos de combustível mais elevados.

10 – Segurança. Por fim, a DGT sublinha que a condução eficiente, no geral, contribui para reduzir o consumo. Também o peso extra, voltas desnecessárias, engarrafamentos, pneus em mau estado ou utilização do ar condicionado aumentam os gastos em combustível.

Ler Mais