Quer produzir energia na sua varanda? Esta nova tendência ‘verde’ está a crescer em toda a Europa  

Um boom de instalações de sistemas solares plug-in nas varandas está a impulsionar a transição energética na Alemanha e em toda a Europa. Esta nova onda de produtores de energia solar procura eletricidade barata e contribuir para a mudança para fontes de energia mais sustentáveis.

Foram instalados na Alemanha mais de 400 mil sistemas solares plug-in, a maioria destes a ocuparem as varandas residenciais. Dados recentes revelam que apenas no primeiro trimestre de 2024, foram adicionados mais de 50.000 dispositivos fotovoltaicos, revela a ‘Euronews’.

As varandas solares representam uma parte importante da transição energética em toda a Europa. Jan Osenberg, consultor político da associação SolarPower Europe, destaca que esta tendência reflete o desejo de usar toda infraestrutura possível para a geração solar.

Os sistemas de varanda funcionam de forma semelhante aos sistemas em telhados, mas numa escala menor. Composta por um ou dois painéis conectados a uma tomada elétrica, esta tecnologia produz aproximadamente 10% da energia dos sistemas residenciais tradicionais.

Uma das principais vantagens das varandas solares é a facilidade de instalação e acessibilidade para aqueles que não podem instalar sistemas em telhados devido a restrições arquitetónicas ou outras.

Enquanto a Alemanha lidera o caminho na adoção de varandas solares, outros países europeus estão a começar a seguir o exemplo, no entanto, impedimentos regulatórios e preocupações com a segurança elétrica ainda são obstáculos para a expansão desta tecnologia em toda a Europa.

 

Ler Mais