Quer controlar o telemóvel e o computador com a mente? Neuralink de Elon Musk está à procura do segundo candidato para implantar um chip no cérebro

A Neuralink, startup de implantes cerebrais fundada por Elon Musk, está a aceitar candidaturas para um segundo ensaio clínico em humanos com o seu dispositivo inovador.

O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk na rede social X, cinco meses após o primeiro participante, Noland Arbaugh, de 30 anos, ter recebido um implante cerebral.

“A Neuralink está a aceitar inscrições para o segundo participante. Este é o nosso implante cerebral cibernético Telepatia que permite o controlar o seu telefone e computador apenas com o pensamento”, escreveu Elon Musk num post da rede social X.

A Neuralink está agora à procura de mais participantes para testar os seus chips cerebrais, especialmente indivíduos tetraplégicos interessados em explorar novas formas de interação com computadores. O estudo, chamado PRIME (Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface), visa avaliar a segurança e funcionalidade do implante e do robô cirúrgico.

Os candidatos ao ensaio devem ter “capacidade limitada ou inexistente de usar as duas mãos devido a uma lesão na medula espinal cervical ou esclerose lateral amiotrófica”. Os implantes serão colocados na parte do cérebro que controla a intenção de movimento, permitindo que os participantes controlem um cursor ou teclado de computador apenas com os seus pensamentos. No entanto, antes de a tecnologia estar disponível para o público em geral, será necessária uma aprovação regulamentar mais ampla.

As ambições de Musk para o ‘Neuralink’ vão além de controlar dispositivos eletrónicos com a mente: a promessa de tratamentos para doenças como a obesidade, o autismo, a depressão e a esquizofrenia através da inserção rápida e segura de chips cerebrais representa um futuro onde as fronteiras entre a biologia humana e a tecnologia se tornam cada vez mais confusas.

De conselheiro desportivo a ciborgue: Esta é a história do primeiro homem que colocou o chip de Elon Musk no cérebro

Ler Mais