“Quem vai apanhar as nossas azeitonas?”: PM grego alerta para regras muito duras sobre imigração na UE

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, garantiu que o seu país precisa de imigrantes para trabalharem na recolha das azeitonas.

“Somos um continente que está a encolher e todos reconhecemos que, para manter a nossa produtividade, precisamos de mão de obra, qualificada ou não qualificada”, sustentou. “Quem é que vai apanhar as nossas azeitonas?”, questionou. “Se queremos construir uma enorme vedação, vamos precisar de uma grande porta.”

Numa altura em que a União Europeia discute atualmente estratégias para lidar com os imigrantes requerentes de asilo, o chefe de Governo grego questionou a ideia de que a Europa poderia processar os imigrantes fora do bloco europeu, criticando o recente acordo entre Itália e Albânia. “Deixem-me ser cuidadoso. Trata-se de um acordo bilateral”, afirmou Mitsotakis, em declarações ao ‘Financial Times’.

“Não sei se poderá ser replicado a nível europeu“, acrescentou o primeiro-ministro grego. “Também temos de ver se funciona de facto. Estas pessoas são tratadas de acordo com a legislação italiana em matéria de asilo e, aconteça o que acontecer, serão, de uma forma ou de outra, devolvidas a Itália. Se o fizéssemos a nível europeu… para onde iriam?”, questionou Mitsotakis.

Quase 300 mil euros por 16 migrantes: Fatura da primeira deportação para a Albânia sai cara a Meloni

Plano de Meloni para os migrantes começa a mostrar falhas. Quatro dos 16 migrantes enviados para a Albânia voltaram para Itália

Ler Mais



Comentários
Loading...