Quem é o senhor que se segue na EDP?

O presidente da EDP, António Mexia, foi suspenso das funções que desempenhava na empresa. Mexia e Manso Neto enfrentam suspeitas de corrupção activa, bem como de participação económica no Caso dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), onde são acusados pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de ter pago luvas ao antigo ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.

A substituição temporária de Mexia,  apurou a Executive Digest, poderá recair sobre Miguel Stilwell de Andrade, que ocupa atualmente as funções de administrador financeiro da EDP.

Miguel Stilwell de Andrade esteve entre as principais operações da empresa, onde se incluem a aquisição de várias empresas de renováveis que deram origem à EDP Renováveis. Na sua carreira profissional destaca-se o facto de ter vivido desde muito cedo no estrangeiro, tanto na Europa como nos Estados Unidos.  “Ter de se desenvencilhar a partir dos 18 anos é uma excelente forma de ganhar experiência”.

Miguel Stilwell de Andrade, nascido em agosto de 1976, iniciou sua carreira no UBS Investment Bank, em Londres, Reino Unido, onde trabalhou principalmente na área de fusões e aquisições em vários projectos em países da Europa, incluindo Portugal, bem como no Japão, Tailândia e Brasil.

Integrou a EDP em 2000 na área de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo / M & A do Grupo EDP assumindo o cargo de Director responsável da área de 2005 a 2009. Nesta área dirigiu e coordenou as operações de aquisições e desinvestimentos da EDP e de várias operações de mercado de capitais.

Entre as principais operações incluem-se a aquisição de várias empresas de renováveis que deram origem à EDP Renováveis, a aquisição da Hidrocantábrico, várias fases da reprivatização da EDP, o aumento de capital da EDP em 2004, a OPV da EDP Energias do Brasil em 2005 e a OPV da EDP Renováveis em 2008. Foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição Energia de Janeiro 2009 a Fevereiro 2012 bem como Administrador da EDP Inovação, da EDP Ventures, da EDP Gás Distribuição e presidente do InovGrid ACE. Em 2012 foi nomeado Presidente da EDP Comercial bem como Consejero Delegado e Vice-Presidente da Hidroeléctrica del Cantabrico e da Naturgas Energia. Em 2014 foi designado Presidente da EDP Soluções Comerciais. Em 2018, a energética informou que Stilwell de Andrade é o novo o representante para as relações com o mercado e com a CMVM.

É mestre em Engenharia Mecânica, formação que fez em Glasgow (Escócia) e que complementou com um MBA no MIT (EUA).  “Acredito que a formação base em Engenharia é sempre uma mais-valia pois desenvolve o pensamento analítico, a capacidade de resolver problemas e uma sensibilidade para o negócio e indústria. Esta formação em engenharia e a posterior formação em gestão no MBA, juntamente com a experiência profissional na área financeira, tem sido extremamente útil para a minha actividade como gestor pois permite ver os temas de várias perspectivas complementares e decidir com base nessa análise mais completa”, disse o gestor numa entrevista à APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional, publicada em 2012.

Entre os 18 e os 26 anos, Miguel Stilwell de Andrade  viveu na Escócia, Itália (em Erasmus), Inglaterra e Estados Unidos para além de ter tido projectos e trabalhos em vários outros países incluindo Brasil e Japão. “Ter de se desenvencilhar a partir dos 18 anos é uma excelente forma de ganhar experiência”, acrescentou na mesma entrevista.

 

 

Ler Mais