Quem é Laxman Narasimhan, o novo CEO da Starbucks?
A Starbucks anunciou na quinta-feira que Laxman Narasimhan vai ser o próximo CEO da empresa, assim como membro do Conselho de Administração, entrando a 1 de outubro. O atual CEO, Howard Schultz, vai, no entanto, continuar como CEO interino até 1 de abril de 2023, altura em que Narasimhan passará a liderar de forma autónoma.
“Quando soube do desejo de Laxman de se deslocar, tornou-se evidente de que é o líder certo para levar a Starbucks para o seu próximo capítulo. Está numa posição única para moldar este trabalho e levar a empresa para a frente com a sua abordagem centrada nos parceiros e demonstrou um historial de construção de capacidades e de condução do crescimento tanto em mercados maduros como emergentes. Como tive a oportunidade de o conhecer, tornou-se claro que partilha a nossa paixão de investir na humanidade e no nosso compromisso com os nossos parceiros, clientes e comunidades”, diz Schultz.
Narasimhan, vem assim do cargo de CEO da gigante de limpeza Reckitt, dona de marcas como a Calgon, Cillit Bang, e Durex, depois de ter anunciado também na quinta-feira que iria abandonar o cargo no final de setembro após três anos. Nicandro Durante vai substituí-lo, enquanto o conselho “avalia e seleciona a futura liderança”.
Assumiu o cargo de CEO na Reckitt em setembro de 2019, sendo o primeiro candidato externo a assumir o comando desde que foi formada em 1999.
Segundo o ‘The Wall Street Journal’, também trabalhou na PepsiCo entre 2012 e 2019, na qual assumiu várias funções executivas. Antes da PepsiCo, esteve também 19 anos na McKinsey & Co..
“Laxman é um líder inspirador. A sua profunda experiência prática na condução de transformações estratégicas em empresas globais voltadas para o consumidor torna-o a escolha ideal para acelerar o crescimento da Starbucks e capturar as oportunidades que se nos deparam. A sua compreensão da nossa cultura e valores, juntamente com a sua experiência como construtor de marcas, campeão de inovação e líder operacional, serão verdadeiros diferenciadores ao posicionarmos a Starbucks para os próximos 50 anos, gerando valor para todas as nossas partes interessadas. Em nome de todo o Conselho de Administração, estou entusiasmado por dar as boas-vindas a Laxman como próximo CEO da Starbucks”, diz Mellody Hobson, presidente do Conselho de Administração Independente da Starbucks.