Que mercados deve acompanhar na próxima semana? Analistas respondem

Os comentários dos membros do Fed foram os principais motores das mudanças nos mercados globais esta semana. Embora os discursos da Fed estarão sempre no centro das atenções do mercado, há outros eventos agendados para a próxima semana que irão captar a atenção dos investidores. Não deixe de assistir a US100, EURJPY e USDTRY na próxima semana!

US100

Nasdaq-100 (US100) foi um dos índices de Wall Street com pior desempenho esta semana. O movimento de recuperação desde o início da semana foi apagado à medida que a postura cada vez mais hawquish dos membros do Fed abalou as perspectivas de acções tecnológicas. O US100 ameaça fazer uma quebra mais decisiva abaixo dos 15.550 pts de apoio. A época de ganhos de Wall Street está lentamente a começar e a Netflix será um dos primeiros membros do Nasdaq-100 a comunicar resultados após o encerramento da sessão de quinta-feira da próxima semana. No entanto, será que os ganhos serão suficientes para se libertarem da tristeza induzida pelo aperto?

EURJPY

O Banco do Japão vai anunciar as decisões de política monetária na terça-feira durante a sessão asiática. Não se espera qualquer alteração nas taxas, mas os economistas vêem uma oportunidade para o BOJ ajustar a sua visão dos riscos de inflação pela primeira vez desde 2014, o que terá um impacto nas suas decisões políticas futuras. As actas do BCE deverão também ser entregues na próxima semana (quinta-feira, 12:30 GMT). O BCE anunciou a expansão do seu programa APP na sua última reunião e exprimiu preocupações sobre os riscos para o crescimento. O EURJPY recuou esta semana no meio da incapacidade de quebrar acima da zona dos 131,40.

USDTRY

A situação no mercado das liras turcas estabilizou após um final volátil de 2021. No entanto, a volatilidade elevada pode voltar ao mercado TRY na próxima semana, uma vez que a CBRT deverá anunciar a sua próxima decisão de política monetária na quinta-feira, às 11:00 GMT. Os mercados esperam que os banqueiros centrais turcos deixem as taxas inalteradas desta vez depois de anunciarem que o espaço para novos cortes nas taxas poderá ter-se esgotado. O USDTRY foi recentemente negociado de lado na área das 13,60. O par tornou-se um pouco mais activo no final desta semana, mas os movimentos não foram tão grandes como em Dezembro.

Ler Mais