Quatro em cada 10 cartões de crédito não têm anuidade. Mas maioria cobra juros máximos

Trinta dos 78 cartões de crédito existentes atualmente no mercado português isentam os consumidores de custos associados à anuidade, revela um estudo da plataforma ComparaJá.pt. No entanto, 7 em cada 10 cartões cobram taxa de gasolineira e apenas 29% têm uma TAEG abaixo do limite máximo (15,3% neste trimestre).

Os cartões mais competitivos nas diferentes categorias

Este estudo da plataforma ComparaJá.pt resultou na atribuição das seis distinções da edição 2020 dos prémios “Melhores Cartões de Crédito”. Foram distinguidos os produtos mais vantajosos em seis categorias:

  • Melhor Cartão com Cashback 2020: Santander – Cartão Mundo 123
  • Melhor Cartão com Descontos 2020: Caixa Geral de Depósitos – Cartão Caixa IN
  • Cartão Sem Anuidade Mais Completo 2020: WiZink – WiZink Rewards
  • Melhor Cartão com Milhas 2020: Caixa Geral de Depósitos – Cartão Miles&More Classic
  • Melhor Cartão Premium 2020: Santander – Cartão Platinum
  • Melhor Cartão com Pontos 2020: Unibanco – Cartão Atitude

Os dados detalhados desta análise que excluiu aqueles cartões de crédito que, apesar de constarem nos preçários das instituições emissoras, têm uso restrito a marcas e/ou estabelecimentos específicos, bem como cartões co-branded que não sejam publicitados nos websites das respetivas marcas, estarão acessíveis em: https://www.comparaja.pt.

Produtos de obtenção gratuita tornam-se tendência

O número de cartões de crédito de obtenção gratuita – isto é, isentos de anuidade/comissões de disponibilização – tem vindo a aumentar nos últimos anos, tendo-se agora afirmado como a grande tendência do mercado. Hoje já existem menos cartões com anuidade até 25 euros do que cartões isentos destes custos.

De salientar, ainda assim, que 17% dos produtos do mercado cobram uma anuidade superior a 50 euros.

Apenas 29% dos cartões têm TAEG abaixo do limite máximo do Banco de Portugal

Por outro lado, apenas 3 em cada 10 têm uma TAEG inferior a 15,3%. “Atendendo a que o limite máximo imposto pelo Banco de Portugal para as taxas de juro no presente trimestre é de 15,3%, esta análise evidencia que a grande maioria dos bancos está a aplicar uma TAEG no limite máximo, ou muito próximo desse teto, isto mesmo quando cobram uma anuidade ao cliente”, avança José Figueiredo, CEO do ComparaJá.pt.

A TAEG média do mercado fixa-se atualmente em 14,6%.

7 em cada 10 cartões cobram 50 cêntimos de Taxa de Gasolineira

No que se refere à Taxa de Gasolineira, um encargo de 50 cêntimos que os consumidores poderão ter de suportar por recorrerem ao pagamento com cartão de crédito em postos de abastecimento de combustível, verifica-se que apenas 69% dos cartões isentam deste custo.

Metade já permite fracionar compras

Os pagamentos fracionados com cartões de crédito possibilitam a divisão de uma determinada compra de bens/serviços em prestações mensais fixas, à semelhança do que aconteceria com um crédito pessoal.

Esta modalidade de pagamento permite ao consumidor realizar uma compra com o seu cartão de crédito e, de acordo com as condições do seu cartão, descontar esse valor no seu plafond habitual ou transferir o montante gasto para uma linha de crédito paralela que possibilitará o reembolso da dívida em prestações mensais. Este reembolso poderá beneficiar de uma TAEG promocional e, nalguns casos, até mesmo de isenção de juros.

A inclusão deste benefício aumentou consideravelmente nos últimos anos, sendo que atualmente já metade dos cartões possibilitam o acesso ao fracionamento de pagamentos.

83% dos cartões incluem tecnologia contactless

Sendo uma facilidade cada vez mais valorizada pelos consumidores, particularmente nos tempos de pandemia que atualmente vivemos, o pagamento com recurso à tecnologia contactless tornou-se padrão entre os produtos disponibilizados pelos bancos em Portugal: já são 83% a incluir esta funcionalidade.

Apenas 18% dos cartões incluem funcionalidade dual (crédito e débito)

Os cartões dual ou mistos agregam as funções de débito e de crédito num só produto. Por norma, estes combinam uma rede de pagamento a débito (por exemplo: Multibanco, Visa Electron ou Maestro) e uma rede de pagamento a crédito (Visa ou Mastercard).

Desta forma, um cartão dual permite realizar operações a débito na conta de pagamento associada e ainda possibilita fazer movimentos a crédito de forma semelhante à dos cartões de crédito simples.

Conforme os dados compilados pelo ComparaJá.pt, os cartões a incluir esta possibilidade são ainda uma minoria (18%) no mercado nacional.

Seguros e acesso a descontos tornam-se padrão. Milhas e Pontos com oferta reduzida.

Uma das grandes tendências no mercado dos cartões de crédito identificada pelo estudo do ComparaJá.pt é a inclusão de seguros gratuitos associados aos cartões (74%), em particular proteções face ao uso fraudulento ou a roubo.

“As instituições financeiras, acompanhando o aumento das compras online por parte dos portugueses, têm apostado em oferecer alguns seguros de forma a proteger os consumidores quando realizam transações com cartão de crédito na internet”, explica José Figueiredo.

Outro dos benefícios que quase 2/3 dos cartões incluem é o acesso a descontos em parceiros das instituições emissoras, os quais abarcam áreas como hotelaria e restauração, tecnologia ou vestuário.

“É curioso perceber que, apesar de o cashback ser uma das categorias específicas mais procuradas pelos utilizadores do comparador de cartões de crédito do ComparaJá.pt, apenas 23% dos produtos incluem este benefício”, afirma o responsável do portal independente, acrescentando que “é possível antecipar que, concretamente neste âmbito, existe uma lacuna no mercado, havendo potencial de atração de novos clientes por parte dos bancos que ofereçam mais produtos com cashback”.

Ler Mais





Comentários
Loading...