Quatro crianças desaparecidas por dia em Portugal

Na última década, as forças policiais registaram, em média, cerca de 1400 desaparecimentos de menores por ano, avança o “Jornal de Notícias” esta segunda-feira. Ou seja, há quatro desaparecimentos por dia, ou um a cada seis horas. Mas deste total, apenas 10 estão relacionados com crimes.

A grande maioria dos casos são adolescentes que fogem por vontade própria, sobretudo de instituições ou do lar familiar após zangas com os pais. Poucos são os casos em que a ausência resulta de crimes como o rapto ou o abuso sexual de menor.

E tudo indica que a tendência se irá manter este ano. Só no primeiro trimestre de 2019, a Polícia Judiciária (PJ) registou cerca de 700 casos envolvendo menores. Apesar de serem quase todos ausências voluntárias, obrigam as autoridades a desencadear processos para os localizar. Situam-se na faixa etária dos 12 aos 17 anos e são, geralmente, encontrados pelas autoridades ou por familiares, poucas horas depois.

“Regra geral, aparecem por vontade própria, mas em vários casos temos de os localizar”, explica ao jornal fonte da PJ, acrescentando que os períodos de férias escolares são aqueles em que se registam mais desaparecimentos. “Como não há escola no verão, estão mais inclinados para sair com um amigo ou passar a noite em casa de familiares”, sublinha a mesma fonte.






Comentários
Loading...