Quatro bombeiros feridos em Oliveira de Azeméis: caso mais grave não corre risco de vida

Em Oliveira de Azeméis, de acordo com o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, há quatro bombeiros feridos, “com queimaduras” na sequência do incêndio, um dos quais em estado grave, embora sem correr risco de vida.

Um dos feridos é uma bombeira, que sofreu queimaduras no corpo, teve de ser entubada e ventilada antes do seu transporte para o Hospital de São João, no Porto. Outro bombeiro foi conduzido para o Hospital de Vila Nova de Gaia, ao passo que os restantes dois foram levados para o Hospital de Santa Maria da Feira – o vento forte terá feito as chamas cercar os bombeiros.

“Estamos perante uma situação de extrema gravidade e estamos a procurar adequar os meios às respostas que temos de assegurar nos vários focos de incêndio. A nossa preocupação, naturalmente, são as pessoas e é aí que estamos a concentrar toda a atenção”, referiu Joaquim Jorge, salientando que “as condições climatéricas são altamente adversas, que tendem a piorar” obrigaram a evacuar um lar.

Às 11h30, salientou, “as frentes ativas do fogo continuam a lavrar com grande intensidade”. “São frentes tremendamente complexas de trabalhar. A situação não é nada fácil, mas confiamos no trabalho que está a ser feito pelos bombeiros de todo o país, que estão aqui há muitas horas com grande esforço, dedicação e empenho”, salientou.

Esta manhã, há a lamentar a morte de um bombeiro que, durante uma pausa no combate ao incêndio de Oliveira de Azeméis, foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressaram as condolências à família do bombeiro que morreu.

“Foi com grande consternação que tomei conhecimento da morte do bombeiro João Silva, vítima de doença súbita nas operações de combate ao incêndio em Oliveira de Azeméis. Deixo, em nome pessoal e do Governo, as mais sentidas condolências à família, amigos e colegas bombeiros”, escreveu Luís Montenegro na rede social X.

“O Presidente da República lamenta o falecimento do bombeiro João Silva, do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta, ocorrida no contexto do combate ao incêndio rural que decorre em Oliveira de Azeméis”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Escolas e fábricas encerradas, casas a arder e autoestradas cortadas: Portugal ativa mecanismo de proteção civil da União Europeia (com vídeo)

Há sete estradas cortadas cortadas ao trânsito por causa dos incêndios

Incêndios: Ativado plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Aveiro

Incêndios: IPMA prevê agravamento do perigo de fogos rurais até quarta-feira

Quatro meios aéreos a caminho de Portugal: duas aeronaves francesas e espanholas chegam nas próximas horas

Incêndios: 92 ocorrências desde a meia-noite. 18 vítimas (duas graves). Proteção Civil diz que situação é complexa e apela à população para evitar autoestradas

Ler Mais





Comentários
Loading...