Quanto mais depositar, mais pode ajudar. Continente apoia instituições em nova campanha
O Continente apresentou ontem um novo projeto piloto de cariz solidário que prevê que o valor angariado através do depósito das embalagens de bebidas de plástico em várias lojas do grupo reverta na totalidade para instituições apoiadas pela Missão Continente.
A iniciativa, que tem início este mês, abrange as lojas Continente Bom Dia Defensores de Chaves e Bom Dia Alvalade, em Lisboa, e Bom Dia Amial e Bom Dia Campo 24 de Agosto, no Porto, que disponibilizam aos clientes equipamentos de depósito automático de embalagens de bebidas de plástico PET; quanto mais embalagens forem depositadas maior será o valor doado: 0,02€ (de 0,1l a 0,5l) e 0,05€ (de 0,5l até 2l) por cada embalagem depositada.
Numa nota enviada à comunicação social sobre o projeto piloto, a empresa refere que, alinhada com metas europeias e diretrizes legais para a reciclagem, está a participar em diversos projetos-piloto de preparação para o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas, a implementar em Portugal. Estas iniciativas têm sido importantes referências de forma a adquirir conhecimento e experiência, antes da implementação do sistema final.
Em comentário ao projeto, Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade, sustenta que, “através deste sistema, é possível reciclar plástico de elevada qualidade e maximizar a “circularidade dos materiais” ao incorporar plástico reciclado em novas garrafas, referindo que, “no último ano e meio foram recolhidas mais de 11,4 milhões de embalagens, de plástico PET para reciclagem”.
A lista de instituições que vão receber a ajuda da Missão Continente é composta pela Animalife, Fundação Raquel e Martin Sain, Centro Social e Paroquial Nª Srª do Amial, e Senhor do Bonfim, Associação de Solidariedade Social.
“Com estas iniciativas, o Continente pretende ainda incentivar os cidadãos a adotar comportamentos sustentáveis e ajudar na reciclagem e incorporação do material em novas garrafas de plástico, contribuindo para uma economia mais circular”, justifica a empresa no mesmo comunicado.