Qual é a próxima grande batalha económica da zona euro?
As 19 nações que partilham da moeda euro têm um novo tema para se preocupar nos próximos meses, o que pode acabar por ser um dos maiores desafios dos tempos modernos: o clima.
Em traços gerais, a zona do euro quer gastar mais em políticas climáticas num futuro próximo. Mas, muitos países estão preocupados com a justificação de que essa abordagem levará a que o nível das dívidas atinja extremos. No entanto, algumas nações já sugeriram que os investimentos favoráveis ao clima não contem contra os gastos totais, ideia que as nações mais conservadoras fiscalmente terão dificuldade em aceitar.
“Eu não diria ‘sim’ a essa proposta, porque as dívidas são dívidas”, disse o ministro das Finanças austríaco Magnus Brunner à ´CNBC`, quando perguntado se aprovaria uma quebra da dívida para investimentos verdes. Os 19 membros do euro destinam-se a seguir as regras fiscais da UE que afirmam que não devem ter déficits públicos acima de 60% do seu PIB, ao mesmo tempo que, a lei também obriga os países a manter os déficits orçamentais abaixo de 3% do PIB.
A ´Climate Action Network Europe`, um grupo que representa mais de 1500 ONG´s e mais de 47 milhões de cidadãos, já pediu uma reforma “fundamental” das regras fiscais e da governação económica da UE “para garantir que qualquer espaço fiscal adicional se traduza numa ação climática direcionada e eficaz pelos Estados-Membros”.