Quais são as prioridades dos CEOs?
As principais preocupações dos CEOs estão a mudar e a culpa é dos desafios relacionados com a evolução dos negócios. De acordo com um inquérito da Gartner, as prioridades apontam, agora, ao crescimento sustentável.
«Após uma quebra significativa no ano passado, as menções ao crescimento aumentaram de 40% em 2018 para 53%», conta Mark Raskino, vice-presidente e analista na Gartner. De acordo com o profissional, as respostas dos CEOs levam a crer que a aposta está a voltar à estratégia de desempenho.
Em simultâneo, as referências a prioridades financeiras também estão a aumentar, bem como a custos e gestão de risco. No entanto, indica Mark Raskino, os CEOs não pretendem cortar nos custos significativamente: «Eles estão atentos aos desafios crescentes da economia e estão a proceder com mais cuidados – não estão preparados para uma recessão», afirma o analista.
Expandir para novas geografias e diversificar o portefólio de produtos e serviços são duas das soluções apontadas pelos gestores inquiridos no sentido de assegurar o crescimento das empresas. O inquérito da Gartner envolveu 473 CEOs e executivos seniores de empresas com receitas anuais de pelo menos 50 milhões de dólares (44,6 milhões de euros).