Quais os maiores erros que os líderes executivos cometem?

John Baird e Edward Sullivan são coaches de líderes executivos e já acompanharam o nascimento e a falência de muitas empresas.

Os líderes da empresa de coaching da Velocity, que trabalham atualmente com mais de 100 clientes em todo o mundo, listaram os maiores erros que os líderes podem cometer, apresentando formas e estratégias para os resolver.

“Eu amo o caos do mundo das startups e a arte de transformar uma empresa pequena que abre o seu capital”, afirmou Baird, de 77 anos, em declarações ao ‘Make It’ da ‘CNBC’.

A lista de clientes dos dois especialistas integra grandes nomes de empresas da Fortune 500, entre as quais a Apple, Nike e Twitter. “Muitos investidores procuram-nos para ajudar os seus fundadores a navegar nesse caos”, explica.

Sullivan, de 46 anos, apontou uma armadilha em que muitos CEOs novatos caem. “O erro maior e mais comum que vemos em empresas iniciantes é o de líderes morderem o isco quando um funcionário pretende ter a opinião sobre uma decisão de negócios”, explica, referindo que, em 90% das vezes, o líder acaba por dizer ao funcionário o que o próprio faria nessa situação, acabando por tomar a decisão por ele.

Em vez de responder à pergunta do funcionário com a sua opinião, um líder deve orientá-lo e encorajá-lo a tomar a decisão sozinho, devendo dizer ao mesmo: “Diga-me no que já pensou (…). O que já tentou?”.

Segundo os especialistas, apresentando como resposta algumas perguntas, o líder desenvolve a capacidade de tomada de decisão dentro da organização, em vez de se tornar responsável por tomar todas as decisões.

Baird aponta ainda outro cenário que encontra em muitas empresas, a que chama “pseudo participação”; de acordo com o CEO da empresa de coaching, esta situação verifica-se quando os líderes dizem aos seus funcionários que valorizam a sua opinião sobre as decisões e solicitam feedback, “mas nada acontece com as ideias”.

O mesmo especialista defende que a colaboração e a comunicação são capacidades importantes para dominar dentro da organização, recomendando como tática para praticar essas habilidades e se destacar no trabalho fazer um “tour de escuta”, de forma a conhecer os seus colegas de equipa.

Por sua vez, Sullivan refere que os trabalhadores que mostram o seu valor com maior rapidez são os que ajudam os seus pares a ter sucesso, sejam os seus gerentes ou colegas diretos: “A pessoa mais popular da equipa é aquela que não cumpre apenas as suas tarefas, mas também apoia os membros da equipa durante o seu trabalho”.

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