Quais as 10 marcas mais valiosas do mundo?
Anualmente, a Brand Finance analisa 500 das maiores marcas do mundo e publica perto de 100 relatórios, classificando as marcas em todos os setores e países. As 500 mais valiosas e mais fortes estão incluídas no ranking anual Brand Finance Global 500, e apresentamos-lhe o top 10 da lista.
1 – Apple – Teve um ano destacado pela conquista no início de 2022: é a primeira empresa a alcançar uma avaliação de mercado de 3 biliões de dólares, comprovando que tem um nível incrível de lealdade da marca, em grande parte graças à sua reputação de qualidade e inovação;
2 – Amazon – Desde junho de 2021 a Amazon contratou 133 mil novos funcionários e anunciou recentemente planos para contratar mais 125 mil trabalhadores, antecipando-se ao crescimento contínuo da empresa que já está avaliada em cerca de 300 mil milhões de euros;
3 – Google – Registou um crescimento de valor de marca de 38%, para 230 mil milhões de euros. A Google conta com publicidade para a grande maioria da sua receita e foi prejudicada no início da pandemia derivado da redução de gastos por parte das empresas devido à incerteza do futuro;
4 – Microsoft – Tem um valor de marca de cerca de 160 mil milhões de euros e tem conseguido, ao longo dos anos, figurar com uma das gigantes tecnológicas mais valiosas do mundo;
5 – Walmart – Continuou a ver o crescimento e recuperou o seu lugar no top 5, com a marca a subir no pódio da 6ª para a 5ª posição após um aumento de 20% no valor da marca para cerca de 100 mil milhões de euros;
6 – Samsung – Tem um valor de marca de aproximadamente 95 mil milhões de euros, e em conjunto com a Apple e a Microsoft representam mais de 50% do valor total de marca dentro do setor;
7 – Facebook – Regista um valor de cerca de 89 mil milhões de euros e conseguiu desta forma marcar a sua posição face ao ano anterior, não sofrendo alterações na tabela do top 10;
8 – ICBC – Com aproximadamente 66 mil milhões de euros, o maior banco do mundo e também o maior banco na República Popular da China, mantém-se na tabela sem sofrer alterações;
9 – Huawei – Conseguiu recuperar o seu lugar entre as 10 marcas mais valiosas do mundo, após um crescimento de 29%, para cerca de 62 mil milhões de euros. O negócio de smartphones da Huawei foi duramente atingido pelas sanções dos EUA, mas reagiu positivamente;
10 – Verizon – Com cerca de pouco mais de 60 mil milhões de euros, está a operadora de telemóveis americana que este ano desceu uma posição, mantendo-se ainda assim no top 10 das marcas mais valiosas do mundo.