Putin toma hoje posse como Presidente da Rússia pela quinta vez

Hoje Vladimir Putin toma posse para o seu quinto mandato como presidente da Rússia, iniciando assim um novo período que se estenderá pelos próximos seis anos. Com este mandato, Putin permanecerá na presidência russa até 2030.

O líder do Kremlin ascendeu à presidência em dezembro de 1999 e, desde então, tem sido uma figura central na política russa. Apenas entre 2008 e 2012, Putin esteve afastado da presidência, período em que Dmitry Medvedev ocupou o cargo. No entanto, mesmo durante esse tempo, Putin continuou a exercer uma influência significativa na Rússia, ocupando o cargo de primeiro-ministro.

Nas eleições mais recentes, em março, Putin garantiu quase 90% dos votos, num processo eleitoral marcado pela repressão à oposição e à liberdade de expressão, sendo considerado o mais severo desde os tempos soviéticos.

Quanto à cerimónia de tomada de posse marcada para hoje, a Alemanha anunciou que não estará presente, no âmbito de tensões diplomáticas e preocupações sobre direitos humanos na Rússia, e perante a invasão ordenada por Putin à Ucrânia, que se mantém há mais de dois anos.